AV1 foi visto na versão beta do iOS 16.
Os betas do iOS 16 e tvOS 16 parecem incluir referências ao codec de vídeo AV1 que podem abrir caminho para grandes melhorias no streaming de vídeo nas plataformas da Apple e até na qualidade 8K.
As referências foram trazidas à tona esta semana pelo FlatPanelsHD , mas na verdade foram vistas pela primeira vez pela Neowin em junho. Na própria biblioteca da estrutura Core Media da Apple(abre em nova aba)há uma referência ao codec de vídeo AV1.
Como observa o relatório de hoje, o AV1 é um formato de vídeo usado por gigantes de streaming como uma alternativa isenta de royalties ao HEVC usado para streaming de Blu-Rays 4K e UHD. No entanto, graças à maneira como ele pode transmitir vídeo com eficiência sem afetar a qualidade, também é uma ótima ferramenta para as perspectivas de streaming 8K com fome de dados.
8K quando?
As ramificações disso são múltiplas. Isso provavelmente indica que a Apple está planejando ativar o suporte ao codec AV1 em seu software futuro para dispositivos como o iPhone 13 , Macs atuais, iPads e muito mais. Também será disponibilizado como uma atualização de software para a atual linha de TVs da Apple, incluindo a Apple TV 4K .
Mesmo que você não tenha nenhuma das ferramentas para aproveitar o streaming de 8K, isso pode economizar muitos dados e largura de banda dos usuários ao transmitir conteúdo atual, graças às economias de eficiência mencionadas do AV1.
Também pode abrir caminho para o streaming de 8K em um dispositivo como um futuro Apple TV. A TV atual tem HDMI 2.1, mas não está usando toda a sua largura de banda.
A Apple está preparando uma nova Apple TV com tecnologia A14 para o final deste ano, então é realmente possível que essa nova TV traga 8K para a festa. No mínimo, o suporte AV1 melhoraria o streaming atual em vários serviços, independentemente da atualização da resolução. É provável que o atual Apple TV da Apple não tenha o poder de fazer a decodificação baseada em software do AV1, o que é necessário porque não suporta decodificação de hardware.