A última versão do BlueStacks usa menos memória RAM e suporta dispositivos ARM.
BlueStacks é um dos mais populares emuladores Android disponíveis. Os fabricantes do emulador anunciaram recentemente o BlueStacks 5 beta, que inclui várias melhorias em relação ao BlueStacks 4 que foi lançado em 2018. O aplicativo agora usa 40% menos RAM, tem novas características e suporta dispositivos ARM como o Surface Pro X.
A última versão do BlueStacks é uma reescrita completa do aplicativo. Os dois principais benefícios desta reescrita são a redução do uso de RAM e o suporte aos dispositivos ARM. Ele também tem um tempo de configuração 40% mais rápido e uma biblioteca de mais de 2 milhões de jogos.
“Os dispositivos ARM têm uma grande vantagem sobre os dispositivos x86 para executar aplicativos Android, pois não precisam de tradução binária. Nosso apoio ao ARM reflete o trabalho que temos feito nos últimos três anos”, diz Sharad Agawarwal, arquiteto chefe do BlueStacks 5.
O emulador também tem trava FPS e recursos de vôo longo que o tornam melhor para sessões de jogo mais longas. De acordo com seus desenvolvedores, ele deveria ter números de FPS mais consistentes durante os jogos. Ele também tem um Eco-mode que torna o multitarefa mais eficiente.
Embora haja muitas boas notícias quando se trata do BlueStacks 5, a Android Authority destaca uma grande fraqueza. Segundo a Android Authority, o BlueStacks 5 ainda usa o Android 7.1.2 Nougat, que foi lançado em 2016.
O uso de uma versão do Android de quatro anos atrás poderia causar problemas de compatibilidade no futuro. Quatro anos é muito tempo em termos de suporte a aplicativos Android, e alguns desenvolvedores de aplicativos podem se afastar do Nougat em breve, se ainda não o fizeram.
Enquanto o comunicado de imprensa anunciando BlueStacks 5 beta menciona o suporte a ARM, a página do emulador lista apenas processadores Intel e AMD como suportados neste momento. Parece que o suporte ARM estará disponível no futuro.